terça-feira, 15 de maio de 2007

Arredondamento distorcido...


Michel Santana

Uma nova resolução irá garantir o arredondamento para cima de notas de alunos de escolas públicas no Estado de São Paulo. Uma medida, na minha opinião, inexequível. Esse novo sistema de avaliação já entrou em vigor em São Paulo na última sexta-feira (11). Agora a metodologia será a seguinte: todas as notas que tiverem números decimais, não importando sua escala, serão transformadas em um número inteiro. Por exemplo, uma nota equivalente a 4,3 será arredondada para 5,0.

Depois do aumento dos salários de parlamentares agora vêm o aumento das notas de estudantes. Será que a ambição de nossos políticos atingiu a classe didática? A Secretária de Educação do São Paulo, Maria Lúcia Vasconcelos, afirmou no Jornal O Estado de S. Paulo que essa medida só irá beneficiar os “alunos preguiçosos”. Segundo a Secretária, “isso acaba sendo um estímulo a não estudar”.

Confesso que nunca fui um repetente, mas alguns décimos já me salvaram. Pelo jeito, alguns décimos agora vão salvar todos. Ao meu ver esse método deve-se a uma justificativa pelo país ficar lá embaixo nos índices da Unesco no quesito educação. O próprio Presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou ainda este ano “que a situação de nossa educação é crítica”.

Um efeito colateral contundente com essa mudança é, como frisou Vasconcelos, a falta de interesse pelos estudos. A nota hoje ainda é um terror para o estudante. A acomodação é algo fatal, principalmente para nós jornalistas. Se for para evitar esse desleixo, que seja evitado enquanto o aluno ainda encontra-se na formação do caráter, porque depois pode ser tarde.

MmE vez de pensar em “arredondamento” não seria interessante pensar em outra metodologia de avaliação? Tudo bem que a nota em sí é necessária para o processo seletivo, mas não seria melhor, em vez de mudar a nota para maior, aumentar o grau de entendimento. Com o avanço das tecnologias presente no cotidiano estudantil fica difícil a competição do giz contra o controle remoto. Imagine quem ganharia o duelo Geometria X MTV? Vai ser triste o resultado, mas é a realidade.

Os métodos arcaicos não funcionam com a garotada de hoje. O ideal é criar uma forma de ensino voltada para o cotidiano do estudante. Somente em segurar uma criança em uma cadeira na sala de aula já é meio caminho andado. O que falta entender é que a escola (seja ensino fundamental, médio ou superior) tem a cabal responsabilidade de fazer com que o indivíduo aprenda a pensar.

3 comentários:

Breno Barros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Breno Barros disse...

Meu Deus, o que esta contecendo com os nosso políticos... A cada dia eles inventam algo novo...

Breno Barros disse...

Meu Deus, o que esta contecendo com os nosso políticos... A cada dia eles inventam algo novo...