sexta-feira, 25 de maio de 2007

É W3 sul


Michel Santana

Acho que já criei um laço com a W3 sul. Como passageiro profissional de ônibus avisto todos os dias uma rua, que um dia, em minha concepção, já foi menos movimentada. Logo me vêm a cabeça fatores como o capitalismo, marxismo e outras teorias que são carro-chefe na construção de uma sociedade. Às vezes me espanto de ver tanta gente, de onde vêm essas pessoas? Por que perambulam por aquela via, cheia de comércios, pichações, algumas árvores...

Hoje, o trajeto comum que realizo é W3 Sul/Norte. O lado sul dá uma noção de mais calmaria, com muitas casas. O mais gostoso de andar de ônibus pela W3 Sul é que você não sabe exatamente o que está a sua frente, pelo fato de ser bem arborizada e com pequenas sinuetas no traçado. Algo interessante é o número de cabeleireiros que se concentram no local, há uma sequência de quadras e nota-se vários salões emparelhados. Uma dica, o preço do corte de cabelo não é tão bom, melhor optar pela rodoviária e outros locais mais populares.

Outra coisa que chama atenção também, não só na W3 sul como na norte, é a presença impreterível de barracas de doces, pirulitos, cachorros quentes entre outros ao lado das paradas de ônibus. O ponto de ônibus também virou sinônimo de comércio. Quis tirar minha dúvida e perguntei para um vendedor quanto ele conseguia ganhar em dinheiro líquido mensalmente. Ele me contou que faturava por volta de R$ 500,00 em um “mês bom”.

Logo isso dá a entender que as paradas de ônibus podem se transformar futuramente em um ponto de venda para os camelôs, principalmente os que disputam espaço na área da rodoviária do plano piloto e em outros cantos de Brasília. Já pensou, que além de comprar chiclete em uma parada você pode adquirir outros utensílios não supérfluos? Imagine que ao ir ao trabalho ou ao voltar para casa você possa comprar produtos essenciais para sua casa, ou escritório, tudo na parada de ônibus? Talvez seja essa uma nova forma de comércio que pode dar certo. Depende apenas da atitude de nossos colegas empreendedores.

(foto retirada do site http://www.damtp.cam.ac.uk/user/yuri/fotosbsb_arquivos/)

3 comentários:

Breno Barros disse...

A Asa Norte e Sul de Brasília tem várias características específicas. Já o comércio nos pontos de ônibus já virou tradição na cidade. Certa forma é outra alternativa para as pessoas que não tem emprego.

Anônimo disse...

Mas esta foto não é do Eixão?

Ou será minha memória?

Portal80 disse...

Oi, Michel. Sou de Bsb também e passo para deixar um oi. Gosto da W3 pela variedade no comércio, mas tenho medo muito medo. Moro perto do Pátio e acho barra pesadíssima. O que já vi de mendigo e menino de rua por aqui, morando, não está no gibi. E, já tive 2 ameaças de salto pisando um pé fora de casa, de dia mesmo, manhã, e uma à noite fui assaltada por 3. Estava voltando de uma longa caminhada. F... Bsb tá um lixo e morar no centro, infelizmente, acham que é tudo fácil, que só tem barão aqui. Revoltante, portanto, não culpo e não julgaria aquele vizinho que matou mendingos na praça. Não mesmo! Se ninguém os tira ou quando tira voltam, a população tem que começar a agir e se defender. Tentar ter, no mínimo, um pouco de qualidade de vida. Já que paga as coisas bem mais caras por aqui.

Abs...