quarta-feira, 16 de maio de 2007

O cheiro da grama


Michel Santana

Hoje renovei as minhas funções nasais. E o mais interessante é o fato de ser por um elemento da natureza que está bem embaixo de nossos narizes: a grama. Uma atitude estilo Gandhi e por sinal muito inovadora.

Não existe nada melhor do que sentir a natureza, e nesse contexto me rendi hoje ao primeiro aglomerado de gramíneas que avistei. Quando acordei pela manhã sentia uma forte dor de cabeça, que latejava em minha mente me deixando maluco. Tinha que dar um jeito nessa dor e vindo para o trabalho deparei-me com um montinho de grama pensei: “Vai ser aqui mesmo que eu vou dormir”. É claro que tinham umas formiguinhas que encheram um pouco meu saco, mas em pouco menos de cinco minutos já roncava.

Essa foi a segunda vez neste ano que tirei um cochilo ao ar livre, somente eu e a grama. O engraçado é que há algo purificador em um mundo capitalista onde o artificial se consolida aos poucos. Talvez esse seja um novo modelo de o homem usufruir a natureza, na verdade, é uma boa opção para juntar a famosa “la cesta” (soneca depois do almoço) a esse elemento natural.

Me lembro que ao retornar a terra, o astronauta Marcos Pontes disse que a primeira coisa que sentiu ao descer da nave russa Soyuz foi o “cheiro da grama”. Logo fica claro que essa gramínea tem uma ligação importante com as nossas vidas. Não é todo dia que um homem volta do espaço e diz que o cheiro do capim foi a melhor sensação que sentiu.

Ah, apesar de dormir na grama a minha dor de cabeça não passou. Se eu tivesse descobrido que a grama cura dor de cabeça com certeza esse post estaria sendo encaminhado para a comunidade científica não é? Eu apenas descobri uma forma de aproveitar um pouco de nossa natureza no cotidiano de Brasília, que possuí grandes setores gramados. Estima-se que 20% dessa vegetação cobre o nosso globo terrestre hoje.

Bom, então tire 40 minutos da hora de almoço e experimente dormir na grama, vai ser uma boa experiência. Mas lembre-se, seja somente ela e você, mas nada.

Um comentário:

Stephânia Walker disse...

Grande Michel, torço mto pelo seu futuro rapaz! vc tem mto talento.