quinta-feira, 17 de maio de 2007

Atleta sul africano é o portador de deficiência mais rápido do mundo.



Breno Barros

Eu estava vasculhando os sites a procura de algo que me chamasse a atenção. Me deparei com uma post,no blog do Juca, que me emocionou. Ele escreve sobre uma reportagem do The New York Times, onde mostra o homem sem perna mais rápido do mundo.O sul africano, Oscar Pistorius, que teve as duas pernas amputadas aos 11 meses de idade, por defeitos nos pés e nas pernas.

Ele apresenta uma atuação fora do normal para um esportista com necessidades especiais, podendo ser o primeiro atleta sem pernas a ser classificado para os jogos Olímpicos. Pistorius faz a prova dos 100 metros (10,91 segundos), 200 metros (21,58 segundos) e 400 metros (46,34 segundos). Esses tempos ainda não atingem o mínimo necessário para se qualificar para as Olimpíadas. Entretanto, faltam mais de um ano para começar os jogos em Pequim e se o corredor continuar com o mesmo desempenho poderá conseguir o índice necessário.

As provas são realizadas com próteses artificiais em forma de jota, feitas com fibra de carbono. Com elas, ele venceu facilmente as provas de 100 e 200 metros da Paraolímpiada Mundial, a competição mundial para atletas de portadores de deficiente físico. Oscar não para por ai, na competição nacional sul-africana ele conseguiu o surpreendente segundo lugar nos 400 metros, disputando com competidores sem deficiência física.

Apenas uma dúvida fica no ar. Como saber se as pernas protéticas irão dar vantagem ao atleta em competições? Especialistas e o órgão que rege o atletismo mundial discutem a questão. Mas uma coisa é certa, disputando ou não, Pitorius mostra que uma limitação física não é motivo para abandonar um sonho.

(Foto do Jornal The New York Times)

Um comentário:

Blog do Michel disse...

Eu diria que o atleta aprendeu a "correr para o sonho dele". E o mais interessante, sem as pernas. Na vida sempre encontramos empecilhos, assim como o físico Sthepen Hawking, que sofre de uma doença generativa. o físico já escreveu vários livros, entre eles o Best Seller "Uma Breve história do tempo". Atualmente, Hawking até fez um vôo em microgravidade, apesar de, também, suas limitações físicas.

O Atleta Oscar Pitorius mostra um exemplo de superação, com suas próteses de pernas no formata da letra "J". Talvez seja um "J" de jovialidade